Quadro Alquimia

Quadro Alquimia
Uma pitada de simbologias...

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Sobre Viver o Momento...

Essa semana assistimos um filme muito especial, um filme que havia assistido a alguns anos atrás com a minha mãe e que na época não me tocou muito, não tinha muita atração pelas questões da existência...
O nome do filme é "Peaceful Warrior", na versão brasileira é "Poder Além da Vida". O filme trata de uma filosofia realmente especial, uma filosofia prática e muito necessária para a humanidade em geral, algo transcendental, algo revelador, enfim... Penso que esse Blog em toda a sua existência vai ter um espaço muito especial para esse tipo de filosofia prática e simples, principalmente a retratada nesse filme.
O filme realmente não poderia me tocar mais do que me tocou, pois há aqui um verdadeiro amor sobre essa questão, algo do dia-a-dia, algo que resumiria a vida, tanto humana como cósmica em geral.
A filosofia que vamos tratar hoje, ou melhor, agora, é exatamente a Filosofia do Instante, do Momento, do Agora.
Sobre o filme é melhor não falar nada, já que a intenção é que olhem, ou que já tenham visto. Mas sobre o tema, tem muito o que se falar.

Ciências, Religião, Filosofia, e -como no caso do filme-, a Arte, vem tratando desse assunto há tempos incontáveis. Visivelmente, na nossa época o que mais nos chama atenção para esse assunto são os diversos fluentes de filosofias orientais hoje espalhadas por aqui, com ênfase para o Budismo, e também a Psicologia moderna. Mas conforme o entendimento de nós mesmos, compreendemos que na verdade qualquer pessoa que visa transcender a verdade sobre as perguntas mais básicas que nos vem à mente, como: "Quem somos? Da onde viemos? O que estamos fazendo aqui? Para onde vamos?" necessita andar exatamente nesse caminho, e evitar ao máximo sair dele, esse caminho do Viver o Instante, o presente e somente o presente, com 100% de atenção e foco.
Dizem que os maiores mistérios do Universo podem ser compreendidos por quem observa os instantes de sua vida com 100% de atenção, muitos filósofos afirmaram que os nossos preconceitos e mecanismos alteram e limitam o nosso ponto de vista da realidade, nos jogando para o passado para fazer associações e buscar nossos conceitos criados anteriormente, o que é verdade por sinal, então para entendermos um pouco sobre o que é viver o momento com total lucidez, primariamente temos que estudar o que nos separa disso, nossos preconceitos e mecanismos, e suas respectivas causas. Você vive todos os momentos de sua vida? Você não sonha? Você viaja para o passado, futuro, ou cantos remoto de sua mente, quando as situações  pedem-lhe foco e atenção? Você já notou em seu diário viver sintomas como os que foram citados como causa da perda de lucidez e atenção? Pense nisso...

Continuarão os Posts em relação com esse tema. Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário